Faculdade

Enem, vestibulares, qual faculdade fazer? Como unir propósito e faculdade? Oi?

study
A sensação que me definiu quando eu estava no colégio prestes a começar a saga de vestibulares e Enem, era: ESTOU SURTANDO.
Então, se você é uma pessoa que está prestes a prestar vestibular e Enem, te aconselho a ler esse post até o fim, vou tentar dar alguns passos práticos pra você voltar a cabeça no lugar, acalmar e ver Deus nesse processo muito doido.

MINHA HISTÓRIA
Bom, quando eu tinha 17 anos e estava terminando o terceiro colegial, a pressão chegou. Na verdade acho que a pressão já estava ali desde que pisei no começo do ensino médio.
Chegou meados de outubro e tudo que eu tinha era uma pilha de livros lidos e devidamente estudados e uma cabeça incrivelmente vazia e cansada.  Eu foquei em estudar, e por incrível que pareça eu estudei pra não sei qual curso, porque, eu ainda não tinha decidido nada, não tinha nada em mente.
Faltava pouco menos de um mês para o Enem, eu ainda não sabia que curso fazer, e os parentes, os amigos, todos perguntavam diariamente: “e aí, decidiu?”, eu juro que eu pensava em explodir cada pessoa que me perguntava se eu decidi alguma coisa, parece que a pressão aumenta consideravelmente MUITO quando alguém fica perguntando isso né? Mas, calma!

Eu estava surtando.
Eu estudei horrores para não saber qual curso fazer.
Meus pais sempre falavam: “gosto de medicina, ou administração, mas faça o que você gosta”. Pensei: “me ferrei!”, porque ta meio difícil achar uma coisa que eu goste.
Moral da história antes dela terminar: eu fiz da escolha do meu curso e dos meus estudos, um “deus”.
A resposta para qual curso fazer, se tornou tão importante, que ocupou todo o espaço da minha mente e coração, deixando Jesus em ultimíssima opção.
Então já vai aí um alerta: pare agora por um instante, coloque em uma balança o tanto que você tem conversado com Deus x o tanto que você tem estudado, agora me diga: qual está pesando mais?
Se for Deus, a probabilidade de você já estar no caminho certa é enorme, mas se for os estudos, te aconselho: vá falar com Deus.

Eu orei.
Mas orei de forma totalmente dramática e não dei oportunidade de ouvir a resposta de Deus, então é importante falar, mas mais importante ainda é aguardar e ouvir o que Ele quer dizer, seja em voz audível, seja pelas Escrituras.
Não ouvir a Deus me fez perder 1 ano.

Os vestibulares chegaram.
Os vestibulares que prestei, tinham a opção de marcar ao menos 3 cursos que eu desejava fazer. E o que eu fiz? Assinalei os cursos que eu fui com a “cara”, e coloquei: nutrição, biomedicina e administração.
Minha cara né? Só que não.

Passei em biomedicina e administração, fora da minha cidade.
Quando fui contar para os meus pais, eles me apoiaram, mas sentia dentro de mim um bloqueio sobre isso, como se algo lá dentro falasse: “ainda não!”.
Mesmo tendo um alerta dentro de mim, organizei toda a documentação e fui fazer a matricula. Chegando lá, a atendente falou: “senhora, está faltando documentos”. Ok, voltei, peguei os documentos que faltavam e voltei, e novamente a atendente falou: “senhora, ainda está faltando documentos”. Voltei pra casa, peguei tudo que tinha pra pegar e no outro dia eu voltei e a atendente disse: “senhora, o prazo de inscrição para os cursos acabaram ontem!”.
Minha mãe estava comigo acompanhando esse processo chato de documentação da inscrição, e a primeira coisa que ela disse foi: “Marcelle, em tudo damos graças a Deus!”
Obviamente fui embora arrasada. Fiquei vendo minhas amigas ingressando na faculdade e eu ficando para trás.

FIQUEI 1 ANO “PARADA”
Nesse 1 ano, eu foquei unicamente em Deus, e foi quando eu cresci muito nEle. Estava muito ativa nos ministérios da igreja, servindo muito, e também arranjei um estágio e foi o meu primeiro “emprego” fora da área de fotografia.
Durante esse ano eu foquei na bíblia mas também foquei em querer saber o que Deus queria que eu fizesse e foi quando eu descobri, que Ele pode fazer faculdade e o meu chamado caminharem juntos.

QUANDO DEUS ME RESPONDEU
Novamente os vestibulares chegaram.
Dessa vez eu já estava bem mais em paz e tranquila, sem surtar, mas ainda não tinha certeza convicta sobre o que é que Ele queria que eu fizesse.
Faltavam 2 dias para o vestibular que eu mais queria fazer, e eu ainda não sabia o que Ele queria que eu fizesse. Então, eu me tranquei no quarto, orei o dia todo, cantei, chorei, ajoelhei, sentei, levantei, mas passei por volta de umas 9 horas em espírito de oração. Logo mais a noite, pensei comigo: “acho que não vai ser hoje que Deus vai me responder”, e o desespero bateu na porta.
Liguei o computador para relaxar um pouco, e quando abri o Facebook, tinha uma matéria em um portal de notícias cristãs que falava: “Campanha publicitária da Hillsong Church NY, invade todas as telas na Time Square”. Cliquei para ler e basicamente todo o conteúdo respondeu minha oração daquele dia, e daquele ano inteiro.
Uma campanha publicitária, voltou os olhos de NY para ler “Não há outro Nome”, visando divulgar o nome de Jesus.
Naquele dia comecei a pesquisar: o que é uma campanha > quem faz campanhas? E me topei com o seguinte nome: PUBLICIDADE E PROPAGANDA.
Foi muito forte para mim, eu soube com uma certeza que não veio de mim, uma certeza que veio do céu e dizia: É ISSO!
Naquele dia eu ainda olhei um bilhão de campanhas publicitárias e falei pra mim mesma: “eu vou revolucionar as mídias falando de Jesus Cristo!

DEPOIS QUE ENTREI NA FACULDADE
Primeiro semestre, e eu achei que de cara iríamos sentar na frente do computador e desbravar o bonito Photoshop, mas na verdade, estudei e vi cada detalhe da I, II Guerra Mundial, Guerra Fria e mais um montão de coisas importantes da história.
Mas, o que tinha potencial pra me fazer desanimar (como por exemplo: estudar a vida de Getúlio Vargas), me animava. Até mesmo a matemática que eu sempre procurei fugir, fiz sorrindo.
Cada dificuldade que aparecia no meu caminho, eu passava literalmente rindo, porque eu simplesmente estava no meu berço, estava confortável, é aqui que eu vou ficar, eu amo até os detalhes de todos os perrengues que passo nesse curso.

3 ANOS SE PASSARAM
Nesse semestre iniciei o TCC, e novamente, surtando! Muita coisa para pouco tempo.
Mas o que aprendi nesses 3 anos. Vivo o Reino de Deus na Publicidade e Propaganda, consigo servir no Reino, com o que eu aprendi e aprendo no curso. Faculdade + chamado, caminham juntos sim, e cada trabalho que eu faço usando as mídias sociais, eu coloco Jesus Cristo sempre.


COISAS INTERESSANTES QUE VÃO TE AJUDAR A DESCOBRIR SEU CURSO:

Você sabia que há praticamente 7 esferas da sociedade que Deus separou para que nós filhos dEle pudéssemos atuar e levar o evangelho?
E essas esferas são:

  1. Família – lar.
  2. Religião– a igreja
  3. Educação – escolas
  4. Governo – politica
  5. Mídia – comunicações
  6. Artes – entretenimento e esportes
  7.  Economia – negócios, comércio, ciência e tecnologia.

Eu tenho 99,9% de certeza que o seu chamado está inserido em uma destas categorias, assim como a minha está na 5. Mídia e comunicações.

Se alguma dessas áreas te chamou a atenção, te aconselho a ler os próximos pontos.

PASSOS PRÁTICOS PARA DESCOBRIR O CURSO E CHAMADO
Antes de começar a falar, quero dizer que são coisas que me ajudaram a descobrir o meu caminho, essa é a minha visão que pode ajudar mais algumas pessoas, ok?

Pegue uma folha e anote tudo que você gosta de fazer.
Por exemplo: gosto de escrever, gosto de cozinhar, gosto de cantar, gosto de falar em público, gosto de resolver problemas, gosto de dar ideias…

Na mesma folha coloque coisas que você é bom em fazer. 
E não me venha com esse papinho furado que você não sabe fazer nada de bom. Alguns exemplos: sou bom em pintar, escrever, sou bom em ouvir, sou bom em ensinar, sou bom em aprender, sou bom em observar detalhes, sou bom em falar em público, tocar violão, concertar coisas, organizar coisas..

Coloque ainda coisas que fazem seu coração queimar, pulsar mais rápido.
Exemplo: falar com pessoas, falar em público, escrever, criar, interagir, tornar público, expressar idéias, cuidar de doentes, examinar pessoas, ouvir pessoas, defender pessoas, gerar leis, ensinar crianças, descobrir novas ciências para melhorar a saúde.. Por aí vai.

Agora, leia tudo que escreveu, vai até aquelas 7 esferas da sociedade e veja qual das coisas todos os predicados se relacionam.


Bom pessoal, isso não é uma regra, mas uma interação que pode ajudar você a orar e buscar em Deus o que Ele tem preparado pra você.
Eu acho que se eu tivesse parado um minutinho para brincar comigo mesma e escrever coisas que gosto de fazer, coisas que sou boa em fazer (sem modéstia), coisas que meu coração arde de amor, eu teria descoberto a mais tempo o que Ele tinha reservado.

Mas a principal dica é: ore! Converse com Deus mas também o ouça, medite nas Escrituras.
Tenho certeza que Ele saberá te acalmar nesse processo.
Uma das coisas que eu sempre falo e que é a verdade mais absoluta que conheço: Deus está no controle! Continue crendo mesmo que as circunstancias digam que não.

Espero que isso te ajude de alguma forma.
E se você estiver prestes a prestar um vestibular ou Enem deixa um comentário que vamos orar por você.

Um abração.

Mars.

 

You Might Also Like...

  • Paloma
    novembro 4, 2016 at 6:52 pm

    Que texto incrível! Valeu ❤

  • Natália Bispo
    novembro 4, 2016 at 7:19 pm

    Estou no terceiro ano, amanhã começa a maratona dos vestibulares que irei prestar, e mesmo tendo certeza do curso que pretendo fazer, eu estou surtando! Por diversas coisas que aconteceram durante meu ensino médio, eu meio que perdi o foco nos estudos, não consegui estudar pra valer como pretendia. E além disso, tive que mudar de colégio três vezes durante esses três anos, e acho que por isso estou bem nervosa agora… Não estou me sentindo preparada pra fazer prova nenhuma. As faculdades que desejo entrar parecem meio inatingíveis pra mim, sabe?
    Esse post me ajudou um pouquinho, mas ainda sim é muita pressão. Já conversei com Ele hoje, sei que Ele está cuidando de tudo, mas orem por mim, por favor!
    Que Deus continue abençoando vocês, eu amo esse blog de coração!!! E obrigada. ♥

  • Leticia
    novembro 4, 2016 at 7:40 pm

    Amei o texto!!😍😍, Orem por mim, irei fazer a prova do Enem !!🙏🙏

  • juliana
    novembro 4, 2016 at 8:08 pm

    vou fazer o enem esse fim de semana, meu nome é juliana

  • Mylena
    novembro 4, 2016 at 8:55 pm

    Vou prestar enem amanhã e gostaria que orassem por mim. Deus abençoe! 💛

  • Isabela M.
    novembro 4, 2016 at 9:17 pm

    UAU!
    Este post veio na hora certa! Que ótica diferente Mars. Aos 18 ia começar a faculdade, estava TUDO pronto mas, não era o tempo, não era o momento para que os planos do Pai se iniciassem nessa área da minha vida. Tudo coopera para o bem. Nesse tempo em que fiquei ”parada” participei de várias projetos/viagens missionárias, Deus realmente tem tudo sob controle. Esperar é caminhar. Bjão Mars e toda essa equipe maravilhosa. #énoisnoenemamanha!

  • Késia
    novembro 4, 2016 at 10:31 pm

    Estava conversando com Jesus sobre isso(medos,dúvidas,insegurança sobre o assunto) e quando abro o facebook me deparo com esse post, como precisava ler isso,só ele sabe o quando.

  • Erika Brenda
    novembro 4, 2016 at 11:59 pm

    Eu irei fazer Enem amanhã Mars!

  • Beatriz Torgan
    novembro 5, 2016 at 12:06 am

    Caraca!!!!!!! ando pedindo muito para que Deus me mostre o que Ele quer que eu faça, qual será a minha area e como ele irá me usar na profissão que Ele escolheu pra mim. A resposta ainda não veio, mas sei que na hora certa ela virá! Por favor orem por isso, beijos.

  • Lívia
    novembro 5, 2016 at 11:36 pm

    literalmente amei , já até indiquei pra duas amigas minha

  • Michelle
    novembro 6, 2016 at 2:58 am

    Obrigada Mars, estou meio apreensiva por conta desse Enem mas já coloquei o meu Aba no controle de toda a situação. Peço a ti oração não só pra mim, mais para todos esses jovens que saíram de suas casas hoje para prestar o Enem em busca de transformações através da vida deles por Cristo Jesus para um futuro melhor.
    É isso, gosto muito dos seus post’s, me identifico muito com você.
    Que Deus te abençoe poderosamente e que através da sua vida ele faça muitos milagres 🙏🙌❤

  • Estefany
    novembro 7, 2016 at 2:39 am

    Poxa me ajudou muito , estava um pouco em duvida de qual profissão fazer .. Mais depois que li esse post , me abriu uma visão diferente 😄 que Deus abençoe ! E tenho certeza que ira ajudar outras pessoas também .

  • Lydia Dálete
    novembro 28, 2016 at 2:32 am

    Eu tenho certeza no meu coração que quero Medicina. É um curso maravilhoso! Mas, preciso de Jesus para chegar lá e principalmente para unir o propósito ao meu curso do ❤.