Devocional

E se eu errar?

Para quem não sabe eu estudo psicologia,e no segundo semestre deste ano (2016) tive uma matéria sobre o processo de aprendizagem do ser humano. Então no fim do semestre todos da sala tiveram que apresentar algum processo que lhe interessasse. Eu apresentei sobre a aprendizagem através da arte nas escolas, mas um colega meu falou sobre a aprendizagem através do erro. Sinceramente eu não vi a apresentação dele, mas ontem esse título me veio à mente, me fazendo refletir e querer escrever algumas coisas para você.

Ontem, 21/12/2016, estava eu, empenhada em escrever algo para você. Já estava há dias pedindo algo para o Espírito Santo e muitos assuntos vieram à mente, mas quando sentei para escrever… travei. Escrevia parágrafos atrás de parágrafos e então os deletava. Fui entrando num processo de fadiga, afinal estava tudo na minha cabeça mas nenhum esforço faziam as ideias saírem. Mas teimosa como sou, continuei e fiquei pelo menos três horas tentando escrever. No fim desisti. Cansada e com a cabeça cheia de coisas e com um único sentimento: frustração.

Sabe, ás vezes a gente se cobra tanta perfeição que esquecemos da importância dos erros. E creio que Deus separou o dia de ontem para ministrar isso no meu coração, pois no mesmo dia fui jantar na casa de umas amigas e acredite ou não, o assunto “errar para crescer” veio á tona.

Existe toda uma atmosfera ao nosso redor que nos cega ao entendimento de que somos falhos, somos imperfeitos, mas que servimos há um Deus perfeito e que nos aperfeiçoa nas nossas fraquezas. Existe tanta cobrança em estarmos num padrão de envolvimento com a igreja ( com “i” minúsculo porque me refiro a igreja física, o templo), em tirarmos “tal” nota, em termos “tanto” dinheiro, em termos “tal” padrão de busca e “rotina” cristã. Sabe, a religião tem nos feito reduzir a grandeza da manifestação da natureza de Deus aos nossos rituais religiosos, e com isso nos levado à acreditar que o que fazemos determina quem Deus é para nós.

Precisamos nos livrar dessas escamas que ao invés de arrependimento, gera culpa em nosso coração. Jesus não quer que nos movamos para Ele por culpa, Ele quer amor e Ele, mais do que ninguém, sabe que o homem é incapaz de entregar a Ele um perfeito amor. Por isso quero que você, junto comigo, entenda que nossas falhas não nos fazem menor diante dEle quando nossa intenção é acertar. Esqueça essas vozes de cobranças irreais, acusadoras e que estão roubando sua energia e mude sua perspectiva!

Se nesse ano você descobriu milhares de falhas em si, alegre-se porque esse é você se aproximando da luz, esse é você se aperfeiçoando ainda mais, crescendo e amadurecendo ainda mais! Errar faz parte do nosso crescimento. O jugo dEle é leve e Seu fardo é leve (Mateus 11:30).

Sabe aquela matéria que você reprovou na faculdade? Sabe aquele quadro que você arruinou? Sabe aquelas palavras que você disse? Pega tudo isso e coloca aos pés de Jesus e deixa Ele te transformar através do seu arrependimento. Jesus é especialista nisso! Então que tal vermos o lado bom em todo esse processo? Borá?

Um beijo e um queijo
Cami Cabañas

You Might Also Like...

  • A
    dezembro 22, 2016 at 6:19 pm

    Obrigada, obrigada e obrigada por este texto, era exatamente o que eu precisava ler Cami! Tenho sido muito agressiva com os meus erros e esqueci de que Deus também ministra a nós através dele. Que Deus continue lhe abençoando e capacitando para a obra dEle. Beijo.

  • Amanda Barros
    dezembro 22, 2016 at 7:03 pm

    Aconteceu isso comigo hoje. Fui visitar um parente e ao invés de pregar eu ouvi tudo o que ele tinha a dizer. Senti que deveria ter falado um pouco mais de Jesus pra ele porque a única coisa que eu disse foi que Jesus nos fez livres e que não devemos nos permitir que sejamos escravos de novo (Gálatas 5:1) e deixei o documentário Revolução do Amor pra que ele pudesse assistir. Logo depois veio um sentimento horrível dentro de mim que me dizia que eu falhei, que era pra ter dito mais e que de nada adiantava a minha intenção porque ninguém tem como saber dela. Assim que cheguei em casa e vi o link desse texto no Instagram eu corri pra ler e senti que era pra mim. Dou graças a Deus por ter usado você pra falar comigo.
    XOXO

  • Uelinton
    dezembro 22, 2016 at 8:30 pm

    Parabéns! Muito bom. Que Deus continue usando você nessa geração. 2 Corintios 7: 9 e 10 corrobora com seu texto.

  • Thaís Alves
    dezembro 23, 2016 at 11:54 am

    Obrigada por ter escrito esse texto, Cami. Era tudo o que eu precisava ler hoje 💙

  • Thályta
    dezembro 31, 2016 at 4:52 pm

    Esse texto fez do último dia do ano proveitoso, ao menos. 🙂

  • Fernanda
    Janeiro 8, 2017 at 2:32 am

    <3