Namoro

Happy Valentine’s WHAT?

Apesar desse blog ser 90% designado para meninas, esse é um dos textos mais convictos que escrevo que é para ambos os gêneros, então se você é menino, fique a vontade para ler e refletir também.

Dito isso, preciso contar que ao acordar pela manhã ontem dia 14/02, feito meu devocional como todos os dias, conectei meu celular na internet para checar as redes sociais e PÁ, uma surra de uma sequência interminável de casais no Instagram. Eu rolei o feed por um tempo e realmente só tinha fotos de casais com declarações lindas e nem se passou pela minha cabeça que era o dia em que alguns países comemoram o dia dos namorados  e claro, os brasileiros adotam essa data para expressar seus sentimentos também.

Mas assim como vi muitas fotos de casais, também vi muitas fotos com a hashtag forever alone. Os brasileiros se sentem duplamente sozinhos, ontem foi uma data por exemplo, e dia 12 de Junho seria outra.
Se você foi uma dessas pessoas, que pensou bastante e até disse: “mais uma data sozinho”, acredito que você não tenha parado para pensar sobre sua solteirice da forma correta e então vamos bater um papo sobre isso em forma de tópicos, ok?

|| TEMPO DE SOLTEIRICE ||
Solteirice é a definição para quem está solteiro, é um tempo, é uma condição para que não está em um relacionamento sério nominado namoro.
Eu vejo a solteirice como um tempo que estou me conhecendo em Deus e conhecendo a Ele.
Nunca namorei, mas imagino que quando você divide a vida com outra pessoa em um relacionamento, você tem que dedicar um tempo de qualidade para ela e muitas vezes algumas pessoas embarcam em um namoro sem mesmo conhecerem a si mesmos.
A minha visão como cristã, é que todas as pessoas deveriam ter algumas questões muito resolvidas e claras em suas vidas antes de conhecer alguém e partir para um namoro/noivado/casamento.
E essas questões são: quem sou eu em Deus? Qual minha identidade nEle? E qual o meu chamado pessoal? Quem é Deus para mim?
Temos uma visão universal para todas essas questões que é: “eu sou amada (o) por Deus, sou filha (o) dEle, o IDE e Ele é meu Pai,  mas acredito que há uma resposta pessoal que Deus espera que saibamos nessas questões.
Então, uma das coisas nesse tempo de estar solteiro acredito que seja se conhecer em Deus, e conhecer a Ele, exercer o que Ele nos chamou para fazer, que além do IDE que é o comissionamento para todos nós, mas também aquilo que Ele separou particularmente para cada vida.
Mas se você está namorando e não tem essas questões claras em sua vida, não há problemas se você começar a buscar a resposta para elas junto com o seu/sua parceiro (a).

|| TEMPO PARA TODAS AS COISAS ||
Assim como está escrito em Eclesiastes 3:1-8: “Para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito debaixo do céu:
tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou, tempo de matar e tempo de curar, tempo de derrubar e tempo de construir, tempo de chorar e tempo de rir, tempo de prantear e tempo de dançar, tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntá-las, tempo de abraçar e tempo de se conter, tempo de procurar e tempo de desistir, tempo de guardar e tempo de lançar fora, tempo de rasgar e tempo de costurar, tempo de calar e tempo de falar, tempo de amar e tempo de odiar, tempo de lutar e tempo de viver em paz,” acredito que haja um tempo certo para estar solteiro e para namorar.
Sempre me deparo com pessoas extremamente ansiosas na área sentimental, a demora de esperar por alguém enfraquece a fé, a demora esfria o amor por Jesus, a demora o faz perder o foco, a demora o faz cometer erros. A ansiedade simplesmente pode te dar algo passageiro que o tempo certo de Deus poderia te dar eterno. A ansiedade atrapalha a motivação do nosso coração, por isso devemos constantemente orar pedindo a Deus para Ele firmar em nós os propósitos dEle, crendo que Ele está no controle de TUDO e que nada sairá dos planos perfeitos de um Pai que nos ama, um Pai que nos quer ver felizes e um Pai que tem prazer que tenhamos uma vida saudável em TODAS as áreas, principalmente em nossa vida sentimental.

|| QUANDO ESPERAR É DIFÍCIL ||
Nesse “Valentine’s Day”, vendo tantas fotos e declarações lindas, é quase impossível não tocar no pensamento sobre a espera (se você está solteiro (a) ), ou também, quando todos os seus amigos ou amigas estão namorando e você não, é quase impossível não questionar sobre a demora ou o cansaço de esperar em Deus.
Mas se você é vencido pela demora, acredito que a motivação da sua espera sempre esteve errada. A motivação da espera deve ser crer que o Pai está no controle, preparando tudo, cuidando de TUDO e justamente por isso você DESCANSA e repousa na paz de confiar no amor e cuidado de Deus. Esperar nEle é obter colheitas eternas. Esperar nEle é saber que eu preciso de Deus porque eu o amo, não porque eu quero algo em troca. “Estou esperando em Deus só pra Ele me dar um namoro legal/lindo”. NÃO! Espere em Deus mesmo que os planos dEle pra você seja que você passe boa parte da vida sozinho. Espere em Deus porque você quer conhecer Jesus. Espere em Deus porque você quer ter relacionamento com o Espírito Santo.
Esperar em Deus jamais será somente uma questão de esperar por uma vida conjugal maravilhosa, mas esperar é uma questão de intimidade, de confiança genuína, de ama-lo, de deleitar-se nas promessas dEle.
Se você está cansado de esperar, te convido para rever a motivação da sua espera. Será que você não está esperando em Deus somente por uma troca de interesses como eu disse lá em cima? Esperar nEle somente por uma vantagem ou esperar nEle sem preocupação com o tempo, mas com a convicção que seu Pai, um Rei, o Criador de TUDO, tem TUDO no controle e que TUDO estando nEle e sobre o controle dEle é ter TUDO no controle também?

“Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.”  1 Coríntios 13:7

|| DESPERTANDO SENTIMENTOS EM ALGUÉM SEM PODER SUPRI-LOS ||
Ou essa é uma coisa muito comum ultimamente, ou eu que estou aguçada a ver esses problemas.
Eu sinceramente não acho correto beijar alguém só por prazer, ou beijar alguém para experimentar, ou sem a intenção de desenvolver ambos um relacionamento, isso é depravação sentimental. Causar sentimentos em alguém sem poder sustenta-los e ou corresponde-los, isso é um erro. Uma pessoa não é um objeto ou um brinquedo. Jamais faça com alguém o que você não gostaria que fizessem contigo.
Um novo mandamento os dou: que ameis uns aos outros, assim como Eu os amei, que dessa mesma maneira tenham amor uns para com os outros“. João 13.34
De maneira igual ame, respeite, assim como você se ama e se respeita.

Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida.” Provérbios 4:23 (nvi)

|| EMOCIONALMENTE SARADOS ||
Há algumas pessoas que trazem consigo uma certa bagagem emocional, mas uma bagagem de tristeza, desilusão, machucados, traição, desconfiança, infelicidade entre outros sentimentos ruins. Já parou pra pensar que em algumas áreas da nossa vida nós damos pleno acesso ao Espírito Santo e em outras nós nem oramos direito? Eu mesma era uma pessoa que achava desnecessário orar pela minha vida sentimental sendo que já conheço alguns dos planos do Pai pra mim em relação a isso, então nem percebi, mas não estava dando acesso a Ele para Ele sarar sentimentos antigos que ainda restam em mim e que Ele quer que eu apresente a Ele um coração reto e puro e por isso quer tocar na ferida e a curar.
Quando dei acesso ao Espírito Santo, Ele mudou algo em mim que eu jamais acharia possível mudar, e eu realmente nunca tinha parado para orar por isso e não dava nenhuma importância, mas é totalmente importante que estejamos saudáveis em tudo. Talvez Deus esteja querendo sarar algumas feridas em nós para que consigamos prosseguir para um relacionamento no futuro sem perseguições do passado.
Não é porque talvez houve alguma separação na sua família, ou um casal que você tanto admirava rompeu que isso irá acontecer com você. Deixe o Espírito Santo limpar essas vozes da sua cabeça, porque Ele tem um plano e um futuro de paz para te dar e você terá uma vida feliz sim, só deixa Ele entrar e organizar a casa. O amor provém dEle porque Ele é o próprio amor. Não se bloqueie por um erro do próximo, não crie uma barreira inacessível para Deus.

“Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor é de Deus e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.
Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.” 1 João 4:7,8

Não sou a melhor pessoa para falar sobre relacionamentos, mas tudo que falei, foram coisas que passei com Deus e hoje são testemunhos. São coisas que olhei para mim mesma e venci com Ele, a ansiedade, a carência, a desilusão amorosa,  depravação sentimental, a pressa.. E tudo que eu escrevi fazem parte de um testemunho, e só posso concluir o texto dizendo que é maravilhoso respirar em paz com todas as coisas ajeitadas e que por mais que as vezes tudo pareça começar a querer ficar complicado, oração e diálogo com o Pai coloca tudo no lugar.
A 6 anos eu experimento a paz e o sossego de ter a motivação da minha espera em Deus, mas antes disso, até desejei não querer mais viver, por ter sofrido tanto, por ser tão imatura e por não correr para os braços do meu Pai quando os machucados estavam expostos.
Independente se passei 21 anos de Valentine’s Day solteira, dia dos namorados sem namorado, isso não é algo que me preenche, isso jamais será algo que eu darei minha preocupação.

O vazio que há em nós, jamais será preenchido por um relacionamento, por um namorado ou uma namorada, sem Jesus sempre haverá uma cratera em nós.
Se desprenda da preocupação de estar velha (o) demais e precisa ter alguém, só deixe Deus ser Deus e fazer tudo no jeito dEle, no tempo dEle. Para um pouco com essa fissura de preciso namorar, nós precisamos é conhecer Jesus e ser achados nEle.

Um abraço de urso.
Mars.

You Might Also Like...

  • Filipe
    fevereiro 16, 2017 at 10:08 pm

    Excelente artigo, meninas!