Devocional

Uma coisa que ninguém pode fazer por você: sua parte.

Não é de hoje que esse assunto sobre “atitudes” tem sido o foco de várias e várias conversas entre eu e o Espírito Santo, antes de conseguir enxergar tudo isso, eu mesma passei por essa situação: estar estagnada em um lugar, sem saber qual perna colocar primeiro no chão, sem saber pra qual caminho andar, o que fazer e sem entender nada do que estava acontecendo na minha vida espiritual, tudo se encontrava em uma imensa bagunça, e quanto mais eu tentava arrumar, mais eu ficava parada sem saber o que fazer. As coisas começaram a mudar quando o Espírito Santo me deu um versículo meio que “desenhando” a situação que eu tanto tentava entender e não conseguia.

“Homens de dura cerviz e incircuncisos de coração e de ouvidos, vós SEMPRE RESISTIS ao Espírito Santo, assim como fizeram vossos pais, também vós o fazeis.” Atos 7:51

Terminando de ler o versículo todo, uma coisa gritava na minha cabeça “ Não resista ao Espírito Santo”. Minha primeira reação foi, sem dúvidas, a negação, não cansava de perguntar pra Ele “mas COMO ASSIM? você acha MESMO que to resistindo a VOCÊ?”, por dias fiquei estudando, lendo, orando em cima daquele versículo e parecia que meus olhos estavam tampados e eu não conseguia enxergar o que ele realmente significava, e pra ajudar, sabe quando Jesus da aquele famoso “vou te deixar em silêncio, você SABE, mas não QUER ver!”? Pois então, era isso que estava acontecendo. No meio daquele silêncio sufocante dEle, e da minha ansiedade por uma explicação, eu decidi me trancar no quarto e disse bem na cara de pau pra Ele “não saio daqui enquanto eu não entender o que aquilo significa pra mim”, ao contrário do que eu pensei, eu não fiquei horas e horas no quarto, assim que eu fechei a porta, o tapinha veio beeeeeem de leve me fazendo ficar de boca aberta, Jesus chegou bem de mansinho e disse “é esse mesmo o seu problema, você não sai do lugar que você está, estou te chamando a tempos para ir lá pra fora e fazer coisas que eu coloco no seu coração, mas você prefere não ver nada disso e ficar se fazendo de desentendida, que não tem tempo o suficiente ou que tem medo do que pode acontecer, já não acha que está na hora de sair da sua zona de conforto e ir fazer aquilo que arde no seu coração?”.

Depois dessa conversa, eu entendi onde o Espírito Santo queria chegar com aquele versículo: AS COISAS NÃO VÃO CAIR DO CÉU, SE VOCÊ QUER, CORRA ATRÁS! Ele queria minhas ações, queria minhas atitudes! Ele estava ali, do meu lado, me incentivando e me motivando a todo tempo, mas eu não fazia a minha parte que era retribuir todo esse incentivo e motivação com ATITUDES, eu insistia em resistir a Ele e a tudo o que Ele me chamava pra ser e fazer.

Com tudo isso que passei, acho, do fundo do meu coração, que o tempo de inventar desculpas já não pode mais existir em nós, essa mania nossa de procrastinar o tempo todo e colocar coisas banais em cima do tempo em que poderíamos estar fazendo algo com Ele é algo que deveria ser assustador e não algo do cotidiano. Precisamos parar de mentir pra nós mesmos e pra Jesus, dizendo que não temos certeza, que o tempo é pequeno, é realmente mais fácil achar que tudo é culpa do tempo, o tempo abrange uma certa esperança de um dia ele chegar sozinho, sem termos que fazer nada, mas a força de vontade é algo que exige um movimento próprio, ela não vem de repente nem cai do céu. Temos que parar de ser um problema pra cada solução que Jesus nos da todos os dias, precisamos ser A solução. Já se passou o tempo em que podemos nos dar o direito de sentarmos no sofá pensando no que poderíamos estar fazendo, com quem poderíamos estar conversando ou criando situações na nossa mente que não vão sair do papel, isso não existe mais! Está na hora da gente levantar, mexer o corpo, ir correr atrás dos nossos sonhos, do que a gente quer, parar de deixar tudo pra amanhã, pra semana que vem, pra nunca mais.

Por anos achei que ser impulsiva era um defeito enorme meu, e fui aprendendo a controlar isso, mas hoje vejo que ser impulsiva não é de todo mal, isso me faz VIVER, e não somente EXISTIR, me da ânimo pra rir com quem eu tenho que rir, amar quem tenho que amar e chorar com quem acho que vai compreender tudo o que quero dizer. Me da uma tristeza enorme ver tantos jovens não aprendendo a SEREM humanos, deixando a vida passar por um sopro, sem aproveitar cada segundo que temos nisso que chamamos de vida. Sem aproveitar cada momento que Jesus coloca nos nossos caminhos pelo simples fato de termos receio do que pode acontecer, do que pode dar errado. A minha obsessão por atitudes não é uma desculpa, não é um clichê por ter ficado tempos trancada no quarto sem fazer nada pra sair de lá, ou por ver tantas pessoas desperdiçando momentos maravilhosos por conta do comodismo, o que sinto, vai além de qualquer experiência momentânea ou impulsiva que tive. Vai até Jesus, vai até o tanto que eu vejo Ele fazendo por mim a cada segundo, e o quão pouco eu retribuo pra Ele.

Chegou, definitivamente, o tempo de encararmos o hoje como uma oportunidade de fazermos a NOSSA parte no nosso relacionamento com Jesus, pararmos de esperar que Ele faça tudo e que nós fiquemos apenas com a parte boa. Um relacionamento é feito de ambos esforços, de ambas entregas, e tenho certeza que Jesus já entregou e faz a parte dEle todos os dias, e aí, você ta fazendo a sua?

Um super abraço e que o Espírito Santo faça brilhar a luz que tem dentro de você continuamente,

Beba.

 

You Might Also Like...

  • Natália Bispo
    fevereiro 17, 2017 at 2:36 am

    Ahhhhh que texto demais, precisava ler isso! Obrigada por deixar Ele te usar, Beba!!! 💚

  • Rebecka Vasconcelos
    fevereiro 23, 2017 at 4:08 am

    MARAAAAA!!!!!!!!!!!!! 💜💜💜🔫😭

  • LIZANDRA
    fevereiro 24, 2017 at 8:25 pm

    Estou passando por esse mesmo momento, e fico tão feliz de ver Jesus usando alguém pra me dar esse testemunho, sou nova por aqui, mas acho que vou voltar sempre

  • Dhenefer Rodrigues
    fevereiro 27, 2017 at 3:30 pm

    Obrigada por esse texto, era tudo que eu precisava ler!

  • Gabriela
    março 5, 2017 at 3:26 am

    OBRIGADAAAAA😭❤