Devocional Faculdade

A Psicologia e o Cristão

Imagem1É um assunto bem polêmico de se falar, porque profissionalmente ciência e religião não devem se misturar. Mas é por isso mesmo que vou deixar bem claro que vou relatar aqui como tem sido pra mim, com meus valores cristãos, lidar com o processo de formação em psicologia. E não como desejo ser como profissional e cristã. Beleza? Beleza.

Tive muitas dúvidas antes de iniciar meu curso, até porque ele foi a minha última opção. E assim como muitos de vocês me questionam, eu também questionei muitos amigos meus sobre como funciona esse negócio de estar aprendendo uma ciência que em sua teoria é totalmente independente de uma “força maior” quando eu mesma me vejo como um ser sujeito e dependente dessa “força maior”. Mas enfim, vamos falar do que interessa.

Eu tive e ainda tenho muitos confrontos dentro de sala de aula. Já passei por crises, já pensei em desistir, já fui muito desconstruída dentro do curso, já chorei, já fiquei brava, já quis argumentar com professor, já quis discutir com colega, já engoli muito sapo, já tive momentos de levantar minha voz… Entre tantas outras situações. Mas a verdade é que uma fé que está firmada e é madura, não se deixa abalar por ideias e conhecimentos humanos. A verdade é que se você conhece Jesus de verdade, você enxerga tudo ao seu redor a partir da perspectiva Dele!

São incontáveis as vezes que Deus usou a psicologia para me confrontar. Mais incontáveis ainda, o quanto Ele usou os discursos de meus professores e colegas para me aprumar. A questão é que Deus criou o homem e a sua psique. E eu creio que Ele é o criador de tudo, e porque Ele fez tudo, Ele é o maior cientista de todos! E é nisso que vou andando, e é isso que você tem que ter encarnado em si.

Se você sonha em fazer esse curso, vá em frente! O mundo precisa de saúde emocional, todos nós precisamos entender que da mesma forma que cuidamos de nosso corpo e espírito, precisamos cuidar de nossa alma! E precisamos de psicólogos de bom senso para que nossa sociedade melhore.

É preciso maturidade e persistência para fazer qualquer curso, aliás, para passar por qualquer transição na vida! Busque em Deus! Ore por uma boa turma, por bons professores. Ore por uma perspectiva divina, ore por bons amigos! E lembre-se de ser influência, seja intencional em tudo o que fizer.

Um beijo e um queijo,
Cami

Ps.: Sobre a imagem, usei ela num trabalho meu na faculdade e assim encontrei um novo jeito de fazer e usar o que amo nos massantes trabalhos universitários. A arte me ajuda a fazer o difícil ficar mais fácil. Então fica aí a dica: encontre seu próprio jeito de aliviar o peso e a fazer as coisas mais prazerosas possíveis! <3

You Might Also Like...

  • Ministério Florê
    abril 26, 2017 at 6:42 pm

    Essa é uma verdade e é algo que precisamos falar mais vezes!

  • Beatriz de Moraes
    maio 4, 2017 at 2:51 pm

    Cami, muito obrigada ❤️
    Já troquei várias vezes de curso e nunca “aceitava” a psicologia na minha vida, mas sempre acreditei que meu ministério está na minha profissão tbm!
    Passei meu terceiro ano cheio de indecisões mas me escondi atras da medicina como meu curso maior. Por fim, quando comecei a fazer o cursinho esse ano fui percebendo o que eu realmente queria, mas fiquei com aquele medo do julgamento, pois todos já sabiam que eu queria medicina e meu medo era decepcionar meus pais! Mas ele super me apoiaram e querem me ver feliz! Sempre quis primeiramente o que Deus queria pra minha vida, o sonhos dEle são bem maiores 😍😍
    Mas glórias a Deus por tudo não é mesmo 😍

  • Ana Caroline
    maio 12, 2017 at 10:23 pm

    Sempre tive muita dúvida se realmente era psicologia já que muitas coisas batem de frente com Cristo, então entrei em um propósito de oração pra Deus falar cmg e confirmar se deveria ser o curso de psicologia e passando um tempo Deus começou a confirmar e hoje quando li esse texto chorei bastante e vi a confirmação definitiva que é esse curso e sei que Deus tem um propósito cmg através dá psicologia.

  • Adriana
    maio 16, 2017 at 11:51 am

    Muito boa sua explanação, me confortou muito, comecei estudar nesse semestre!